sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

sábado, 3 de dezembro de 2011

Administração de Ivan Silva é exemplo entre os condomínios de Itaboraí


Em entrevista ao jornal O São Gonçalo, o síndico do Condomínio Nova Itaboraí, Ivan Silva, fala de sua experiência a frente da administração





Experiência e bom humor

O síndico do Condomínio Residencial Nova Itaboraí, Ivan Silva, aposta em sua experiência como administrador para cuidar - sempre com alegria - dos inúmeros problemas que encontra ao tentar colocar ordem no condomínio.

Início
“O condomínio existe há quatro anos. Desde a sua fundação, eu já gostava de participar das melhorias, até porque eu sou proprietário aqui. Primeiro fui administrador e, depois que o loteamento entrou para a constituição de condomínio, eu me tornei o síndico através de votação. Como já atuava na área imobiliária e tinha feito cursos de administração, eu tinha uma noção de como cuidar dessa área. Sempre fui muito curioso, participava de assembleias de outros condomínios para poder aprender mais”.

Trabalho
“É uma lenha lidar com as pessoas, e é difícil quando elas têm diferentes objetivos. Quando encontramos alguém com o mesmo pensamento, de evoluir, crescer e de valorizar o imóvel, dá tudo certo, mas quando encontramos alguém que não tem essa visão pra frente, fica complicado. Nesse momento acontece o ‘choque’. Podemos dizer que 90% dos moradores do condomínio querem ver o crescimento, mas há 5% que não colabora, não quer ver melhorias. Temos, inclusive, processos na Justiça por agressões físicas. Difícil é aturar algumas pessoas. Temos duas escolhas: ou falamos o que é correto, ou o que a pessoa quer ouvir. Não podemos agradar a todos. Tenho muita paciência e prefiro ouvir calado, mas, mesmo assim, tem gente que se estressa. Não podemos largar o condomínio, porque, senão, ele vai ser destruído. Procuro manter uma administração transparente, fornecendo melhorias através das obras, assim como solucionar os problemas dos moradores”.

Inadimplência
“Logo assim que o condomínio foi entregue, a taxa de inadimplência era absurda. Eram 60% de não pagantes, ou seja, nossa arrecadação era mínima, de apenas 40%. Hoje, nós temos uma contribuição de 70% de pagantes, fruto de um trabalho de colaboração e conversa, explicando sobre a necessidade do pagamento da taxa. Quando não tem jeito, entramos na Justiça. Evitamos aumentar o condomínio, porque, se poucos já pagam, se aumentar ninguém vai pagar”.

Obras
“Normalmente pedimos taxas extras para as obras de pavimentação. Fizemos as duas portarias. Antigamente elas eram de madeira, agora são automatizadas, com portões de ferro. Fizemos a pavimentação de partes das ruas e agora estamos terminando. Esse período foi bem árduo, contratamos uma empresa que deu mais problema do que solução, tivemos que contratar funcionários por fora e material para continuar o trabalho. Já temos mais de 6.000 m² de ruas pavimentadas, outras ruas foram concretadas devido a ondulação que tem o condomínio. Procuramos fazer a manutenção do córrego e compramos novas manilhas. Temos um sistema de informática na administração, uma lixeira na entrada do condomínio e outra no meio para que comporte o lixo dos moradores. Reformamos o clube, montamos a cozinha, cercamos a área da piscina. Agora pretendemos colocar alambrados nas quadras e fizemos o bicicletário. Pretendemos fazer muito mais”.

Por Priscila Andrade 25/5/2011 18:30:55

Via O São Gonçalo